Exposição fotográfica - Êxodos - Sebastião Salgado

Que eu adoro o estilo de fotografia de Sebastião Salgado e sua trajetória como fotógrafo também, todos já sabem.

Quando eu soube que ele iria trazer uma exposição pra Recife fiquei loucaaaaa... Não importasse qual fosse eu iria ver.

Por conta de alguns contra tempos não pude ir antes, mas deixar de ir, jamais.
Ficou exposta na Caixa Cultural até dia 16/10/16, no Recife antigo, Êxodos.

Êxodos, como o próprio nome sugere documenta a história do homem que está em processo de migração. Mas não é uma migração por mera vontade de sair de um lugar e ir para outro, mas é quando não se tem mais perspectiva, e mesmo não querendo, se vê obrigado a sair de sua casa, de perto de sua família, ou ainda que seja com sua família, não se sabe que caminho percorrer e tampouco onde vai dar.

São histórias bem tristes, e que Sebastião presenciou na íntegra e viveu junto o sofrimento de mulheres, crianças, velhos e homens sem nenhuma chance de sobreviver ou de continuar vivendo, ou até mesmo quando a vida era só uma questão de segundos até que acabasse.

Logo no início tem um painel com o mapa do mundo e giz de cera para escreverem algo. Nunca vi tanto fora temer na minha vida rsrsrs.

A exposição foi dividida com fotos de Retratos de Crianças, noutra apresentam cenas da África, noutra de Refugiados e migrados, noutra Megacidades e noutra com imagens também aqui no Brasil mostra a Luta pela Terra.


São cenas de guerras, com pessoas refugiadas, migrando ou fugindo da grande pobreza.

Nesta fotografia acima, a descrição diz que a família mostra fotos de parentes que eles estão a espera, mas fazem anos, e a probabilidade de que estejam vivos é muito remota. Muito triste a cena e Sebastião tem o dom de pegar o instante desses olhares tão tristes que esse povo carrega consigo.

Esta mostra a imagem de crianças que nasceram em campo de refugiados. Que duro isso.

Estas foram as que mais gostei e me tocaram profundamente. O interessante é que na descrição você pode ler um pouco da história do que aconteceu e isso marca ainda mais o que você sente em relação a foto, porque você entende o que o fotógrafo sentiu quando fez a foto, ou mesmo em se colocar no lugar da pessoa que está na situação tão lamentável, o coração fica apertado.
Deu vontade de chorar no momento que vi cada uma delas. Muito emocionante!!!










Fiz um videozinho também, assim dá pra ver melhor como ficou organizada a exposição.
Além do panfleto, que está na entrada para todos pegarem, eu ganhei um portfólio. Já que não resisto revelar o quanto gosto de Sebastião, a menina lá da exposição me ofereceu. :)

Aproveitei para fazer um quadrinho com a foto, arrumei um vidro que tinha aqui e recortei uma das fotos. Mostro em outro vídeo como foi o passo a passo.


Agora tenho um quadro com foto do Sebastião. rsrsrsrs





0 Comentários